Éverton Ribeiro, do Bahia, anunciou a remoção de um câncer na tireoide. Por meio de suas redes sociais, o meio-campista comunicou que a cirurgia realizada nesta segunda-feira, 6, correu bem.

Titular absoluto de sua equipe, o jogador de 36 anos entrou em campo no último domingo, 5, contra o Flamengo. Éverton ficou em campo por 87 minutos na vitória do Esquadrão sobre o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Éverton tem 53 jogos nesta temporada. O meia marcou três gols e anotou seis assistências.

O comunicado de Éverton Ribeiro

Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide.

Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença.

Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos.

Especialista analisa caso

À PLACAR, Paulo Miranda, ex-presidente da SBEM E atual coordenador da Comissão Internacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, analisou o quadro de Éverton Ribeiro.

“O câncer de tireoide, em boa parte das vezes, ele vai se manifestar apenas com um nódulo no pescoço, na região que fica na base do pescoço. Algumas vezes é possível também identificar através de ultrassonografia ou no exame clínico, na palpação da tireoide. Alguns sintomas devem ser levados em consideração como rouquidão e dificuldade de engolir”, afirmou.

“Se uma pessoa tem um diagnóstico de nódulo tireoidiano o primeiro passo é fazer uma avaliação com um especialista, que fará uma análise, com ultrassom, e avaliar a necessidade de outros exames que vão definir se o nódulo é maligno ou não. O câncer de tireoide pode ter relação genética, mas a maior parte dos casos é esporádico e o tratamento é cirúrgico inicialmente, e o acompanhamento e a avaliação da necessidade de outras terapias”, complementou.