O Barcelona e uma série de clubes da Europa têm como seu mais novo alvo no mercado um jovem zagueiro, considerado um prodígio no futebol francês. Trata-se de Tylel Tati, de 17 anos, destaque do Nantes, que empilha elogios após somente seis jogos como profissional.

“Há ouro na defesa do Nantes”, diz o jornal português Record, que ainda ampliou os elogios ao jogador, o chamando de “craque” e listando uma série de clubes interessados: “com tantos pontos positivos a seu favor, o jovem craque já sabe que tem os olhos da Europa em cima. Arsenal, Tottenham, Liverpool, Manchester United, Barcelona, RB Leipzig e Bayer Leverkusen estão agora com Tati em ponto de mira”.

Canhoto e com 1,92 m, o defensor vive uma meteórica ascensão na curta carreira até aqui. Em junho, ele ainda jogava o Campeonato Francês sub-19. Em agosto, estreou na Ligue 1, a principal divisão do país, com apenas 17 anos e 6 meses. Desde então, não saiu mais.

“Ele é tranquilo, não tem medo de defender, não tem medo de atacar “, eligou o técnico Luis Castro na época. “Para um jovem de 17 anos, o que ele faz contra um time grande é incrível”, completou Castro.

Desde a primeira partida, Tati virou titular absoluto da defesa do Nantes, fazendo parceria com elogiada com o experiente nigeriano Chidozie Awazie, de 28 anos. O time, contudo, passa por dificuldades para engrenar, ocupando a 15ª colocação, com seis pontos.

No Barcelona, o jogador é visto como o reforço ideal para substituir Iñigo Martínez, negociado com o Al Nassr em agosto deste ano. Recentemente, o diretor-esportivo do clube, Deco, fez elogios públicos ao jovem.

“Tati conquistou respeito na França por sua maturidade, força e compostura. Com 1,92m, ele se destaca pelo domínio aéreo e pela notável capacidade de iniciar jogadas em profundidade, característica muito valorizada pelos técnicos do Barça”, explicou Deco, em entrevista ao Marca.

O defensor acumula convocações para as seleções de base francesa. Ele tem contrato com o clube francês até 30 de junho de 2028 e está avaliado em 6 milhões de euros (R$ 37,8 milhões), segundo o site Transfermarkt.