Preocupada com a instabilidade política que aflige o Peru, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) estuda alterar a sede da final da Libertadores, marcada para o próximo dia 29 de novembro, de Lima para Assunção, no Paraguai. A informação é da coluna do jornalista Marcel Rizzo, do jornal Estadão.
A capital paraguaia já receberá uma semana antes, no dia 22 de novembro, a decisão da Sul-Americana, em estádio ainda a ser anunciado.
Na fase semifinal, Palmeiras e Flamengo podem repetir a decisão do torneio continental de 2021 – vencida pelos paulistas – e colocar em disputa um inédito tetracampeonato para uma equipe brasileira.
O Verdão enfrenta a LDU, do Equador, enquanto o Rubro-Negro encara o Racing, da Argentina, em confrontos que serão disputados no fim deste mês.
No Peru, Dina Boluarte, foi destituída da presidência do país na última quinta-feira, 10. Ela ocupava o cargo desde dezembro de 2022, há quase três anos no poder, sendo a primeira mulher a governar. O país teve seis presidente nos últimos sete anos.
Dina é investigada pelo Ministério Público do país e enfrenta, ao lado de outros ministros, diversas investigações judiciais por supostos crimes de “genocídio, homicídio qualificado e lesões graves” em conexão com a repressão.
Diversos setores do país se uniram em protestos por conta de ataques diários de assassinos de aluguel caso não paguem as tarifas exigidas por gangues criminosas.